sábado, 23 de junho de 2012

Governo do Estado e SuperVia vão doar duas mil bicicletas para usuários de trens

18/06/2012 - Jornal do Brasil

A meta do Governo do Estado é elevar o índice atual de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até as Olimpíadas de 2016.

A Secretaria de Transportes, por meio do Programa Rio Estado da Bicicleta, em conjunto com a concessionária dos trens, a SuperVia, está negociando um financiamento junto ao Banco Mundial para adquirir até o fim do ano duas mil bicicletas para serem doadas a usuários de trens dos ramais Japeri e Saracuruna, áreas da Baixada Fluminense, onde este tipo de transporte é mais usual.

O plano é incentivar os passageiros que pegam trem para vir trabalhar no Rio a usar a bicicleta até a estação e guardá-la em um bicicletário antes de embarcar. 

- A mobilidade com bicicleta, que foi tratada como uma brincadeira durante muito tempo, é algo sério e capaz de ter uma participação real e de qualidade no sistema de deslocamento de pessoas. O que estamos mostrando com o Programa Rio Estado da Bicicleta é que este veículo não poluente pode ser um elemento integrador com o trem, facilitando o deslocamento dos usuários de casa até a estação e vice-versa - afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes. 

A meta do Governo do Estado, segundo Lopes, é elevar o índice atual de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até as Olimpíadas de 2016. Ele citou que o uso deste meio de transporte está em expansão no mundo, em especial na Europa, chegando a 40% na Holanda e em países da Escandinávia e quase a 20% na França. No Estado do Rio, além de concessionárias de serviço público de transportes de massa, a Secretaria trabalha projetos de implantação de ciclovias e bicicletários com muitos municípios fluminenses.

Neste domingo (17/6), Lopes e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, participaram de um passeio ciclístico em Paracambi, na Baixada Fluminense, com moradores que ganharam 550 bicicletas do programa da concessionária denominado O Trem Passa na Sua Porta. Os usuários do ramal Japeri concorreram às bicicletas respondendo a pergunta: Por que integrar trem mais bicicleta? Quem fez as frases mais criativas levou uma bicicleta. Os ciclistas vencedores saíram com o novo veículo do centro de Paracambi em um percurso de 23 quilômetros pela área urbana e rural do município.

sábado, 16 de junho de 2012

Rio ganha bicicletário moderno, feito de aço inox e vidro

Até o final de julho, os novos equipamentos devem estar instalados em dezoito pontos da orla carioca, entre Ipanema e Leblon, anuncia prefeitura

16/06/2012 - Mobilize Brasil
 
Aço e vidro no design do bicicletário
créditos: Márcia Foletto / O Globo
Um novo modelo de bicicletário público está sendo instalado na orla do Rio de Janeiro, entre as praias de Ipanema e Leblon. Com desenho moderno, e confeccionadas em aço inox e vidro, as peças foram idealizadas pelo designer Guto Índio da Costa, e vêm substituir os antigos e pesados modelos de concreto com aros de ferro. 
 
O Itaú Unibanco, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a empresa Serttel, apoiam o projeto de renovação dos bicicletários cariocas. 
 
Até o fim de julho, os bicicletários deverão estar implantados em 18 pontos, ao longo dos canteiros centrais das avenidas Delfim Moreira, no Leblon, e Vieira Souto, em Ipanema,  informa o órgão da prefeitura. 
 
Bicicletários em meio a jardins 
 
O Itaú Unibanco, que já patrocina o projeto de compartilhamento de bicicletas Bike Rio, também adotou os canteiros centrais entre as duas praias. 
 
Assim, os jardins da orla de Ipanema e Leblon serão refeitos, com o plantio de 14 espécies de plantas, além de poda, irrigação e manutenção dos espaços. Alguns trechos já poderão ser conferidos durante a conferência Rio+20, até domingo, dia 17 de junho.
 
O objetivo dos bicicletários e dos novos canteiros é mudar a paisagem da orla e incentivar a mobilidade urbana, oferecendo a quem pedala um lugar seguro e adequado para estacionar seu veículo, informa a assessoria do banco. 
 
Os bicicletários, assim como outros equipamentos urbanos de aço inox e vidro instalados na orla carioca, foram produzidos e instalados pela empresa de engenharia Mude – Mobiliário Urbano Desportivo. 

Recreio vai ganhar mais 6km de ciclovias

09/06/2012 - O Globo

Prefeitura quer concluir em um ano projeto de construir corredor verde entre APA Marapendi e Parque Chico Mendes

RIO - Em um ano, moradores do Recreio poderão pedalar, em faixas exclusivas, do Parque Marapendi às estações do Transoeste, na Avenida das Américas. Até junho de 2013, a região ganhará novos 6km de ciclovias. Num investimento estipulado em R$ 1,8 milhão, a prefeitura fará do trecho o projeto piloto de um programa mais amplo, que prevê a junção de áreas densamente florestadas por corredores ecológicos.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, afirma que a ligação verde entre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Marapendi e o Parque Chico Mendes já está sendo feita, com o cercamento do Canal das Taxas e o plantio de mudas.

Vamos dar prioridade a esta área. Nos licenciamentos ambientais do Recreio estamos exigindo investimentos neste corredor verde como contrapartida dos empreendimentos imobiliários. As novas ciclovias virão acompanhadas da expansão do programa (de aluguel de bicicletas) Bike Rio ao Recreio diz.

A necessidade de estabelecer conexões entre as florestas da cidade Tijuca, Mendanha e Pedra Branca não é ideia nova. O Plano Agache, de 1930, já apontava esta necessidade, como forma de garantir a biodiversidade e um ar mais puro.

Um grupo coordenado pelo engenheiro florestal Celso Junius Ferreira acaba de elaborar estudo sobre o assunto. O documento, que propõe 11 áreas prioritárias para a formalização de corredores verdes, será debatido num encontro paralelo à Rio+20, dia 19, no Jardim Botânico.

A cidade possui florestas em 28% de seu território, mas são trechos isolados. Isto causa grande prejuízo à diversidade genética de espécies da Mata Atlântica. A urbanização desordenada também contribui para grandes problemas urbanos, como enchentes alerta Junius. Estamos convidando 70 pessoas para discutir as propostas de corredores verdes.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

IntegraBike completa 2.800 empréstimos gratuitos da bicicleta pública em 15 dias de uso

04/06/2012 - Assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O sistema de Mobilidade Urbana IntegraBike, da Prefeitura de Sorocaba, administrado pela Urbes – Trânsito e Transportes, completou nesta sexta-feira (01), 15 dias de funcionamento somando mais de 1.570 cadastramentos. Até às 15h deste dia já haviam sido realizados mais de 2.800 empréstimos gratuitos de bicicletas pelos usuários cadastrados.

De acordo com os dados do sistema, a unidade de cadastramento para o IntegraBike com maior número de pedidos de adesão é a Central de Atendimento do Terminal São Paulo, que já atendeu 58,6% da demanda. Em seguida, os pontos mais procurados são a Casa do Cidadão da Ipanema, com 15,9% de procura, e a Casa do Cidadão da Itavuvu, com 11,9% de atendimentos. O cartão mais utilizado para o cadastramento é o Cartão Cidadão, responsável por 72% da demanda.

O programa, lançado no dia 18 de maio, é uma nova opção de deslocamento para a população na região Central da cidade e avenidas Itavuvu, Ipanema e Angélica.

Como utilizar?
 
O cadastro pode ser solicitado nos postos de atendimento das Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo.

Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e possuir um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).

 É exigida a apresentação de um dos cartões válidos do sistema de transporte coletivo sorocabano e um documento com foto (RH, carteira profissional, carteira de trabalho, CNH). O interessado também precisará ler o regulamento de uso do IntegraBike.

Locais das estações de bicicletas do IntegraBike

ESTAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

Nº DE BICICLETA

01. Pça. Frei Baraúna
Pça Frei Baraúna

08

02. Pça. Cel Fernando Prestes
Pça Cel. Fernando Prestes

08

03. Pça. Carlos de Campos
Pça Carlos de Campos

08

04. Pça Nove de Julho
Pça Nove de Julho

08

05. Barão do Rio Branco

R. Br. Do Rio Branco x R. XV de Novembro

08

06. Pça do Canhão
Pça Arthur Farjado

08

07. Ponte da Rua XV

R. Leopoldo Machado x R. XV de Novembro

08

08. Largo do Rosário

Pça do Rosário

08

09. Álvaro Soares

R. Br. Do Rio Branco x R. Dr. Álvaro Soares

08

10. Pça. Do Relógio

Pça do Relógio

08

11. Pça da Bandeira

Pça da Bandeira

08

12. Pça Adolpho Hanickel

Temporariamente inativa

08

13. Av. Ipanema

AT Ipanema

08

14. Av. Itavuvu

AT Itavuvu

08

15. Vila Angélica

Av. Angélica x Av. Ipanema

08

Locais de cadastramento do IntegraBike

Central de Atendimento Terminal São Paulo
Rua Leopoldo Machado, 259, Centro
Horário de Atendimento: Segunda a domingo, das 8h às 16h30.

Casas do Cidadão
* Dirceu Doretto : R. Estado de Israel n°: 424 - Jd. Ipiranga
* Milton Antônio da Conceição : Av. Itavuvu n°: 3415 - Pq. das Laranjeiras
* Orlando Cazerta : Av. Ipanema n°: 3439 - Vila Helena
* Eugênio Leite da Cruz Filho : Av. Bonifácio de Oliveira Cassú n°: 80 - Éden
* Dorival de Barros : Av. Bandeirantes n°: 4155 - Brigadeiro Tobias
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h00

sábado, 2 de junho de 2012

Paulistanos descobrem aluguel de bike

27/05/2012 - Jornal da Tarde

Grupo de ciclistas "Red Lu" em frente à estação Cinemateca (Mariana Lenharo/AE)

MARIANA LENHARO

No primeiro domingo depois do lançamento sistema de empréstimo de bicicletas Bike Sampa, moradores das regiões próximas às estações começaram a se familiarizar com o mecanismo de empréstimo pelo celular. Neste domingo, 27, havia seis estações em funcionamento, todas na Vila Mariana. Mas a partir desta segunda-feira, 28, o bairro vai abrigar 10 pontos ativos de aluguel de bike.

Para os moradores do bairro, o projeto deve incentivar as pessoas a deixar os carros em casa e adotar a bicicleta como meio de transporte ou atividade de lazer. A arquiteta Mariana Lucas, de 30 anos, experimentou pegar uma bike na estação Cinemateca, que fica no Largo Senador Raul Cardoso.

“Acho legal porque é um bairro muito gotoso, tem vários pontos interessantes na região e isso possibilita ter um transporte que leva de um ponto a outro sem precisar se preocupar devolver a bicicleta no mesmo lugar”, diz Mariana. Ela conta que, quando esteve em Paris, utilizou um sistema de empréstimo semelhante.

O economista Fernando Fonseca, de 42 anos, levou toda a família para conhecer o sistema. “Acho que vai ajudar na conscientização de que precisamos de um transporte alternativo, que ajude na diminuição do tráfego de automóveis. É uma iniciativa bacana principalmente para incentivar a nova geração”, diz.


Fernando Fonseca e sua família na estação Humberto I (Mariana Lenharo/AE)

Alguns ainda consideram o preço do aluguel alto em comparação a outras iniciativas. O projetista de instalações elétricas Artur Lopes Regino, de 27 anos, cita que o sistema de empréstimo de bicicleta da seguradora Porto Seguro é gratuito na primeira hora e cobra R$2 para cada hora adicional. Já o Bike Sampa é gratuito apenas na primeira meia hora e cobra R$5 a cada meia hora a mais.

“Mas já é um bom incentivo para a pessoa começar a andar de bicicleta e se habituar a vê-la como meio de transporte. Além da questão da saúde, desafogaria bastante o trânsito de São Paulo”, diz Artur. Ele faz parte do grupo de ciclistas “Red Lu”, que pedala uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo alerta que o sistema não inclui o empréstimo de capacete, item de segurança essencial.

Já a aposentada Maria de Fátima Borges, de 60 anos, considera que o programa atende a uma população minoritária. “A ideia é ótima, mas antes seria importante melhorar o transporte público para a população, que está sofrendo muito”, diz. Ela mora em frente à estação Humberto I e foi ao ponto conferir como funciona o aluguel. “Vou usar a bicicleta. Para mim é excelente porque é na porta da minha casa. Mas, teria que ver o que vai ser bom para a maioria.”

O gerente de informática Ricardo Luiz também passou pela estação Humberto I para conferir. Ele mora no bairro do Limão, na zona norte. “Se tiver uma estação na zona norte e eu puder devolver aqui, posso ir trabalhar de bicicleta. Tomara que dê certo”, diz.

Uso de bicicleta cresce 300% e vira alternativa no Rio

01/06/2012 - O Estado de São Paulo - Clarissa Thomé
 
Ela é utilizada por 200 mil pessoas na cidade, mas está longe de competir com meios mais poluentes

Rio tem hoje 270 km de ciclovias
créditos: Werther Santana/AE
O bancário Ângelo Rossi, de 44 anos, enfrentava duas horas e meia no trânsito para chegar ao trabalho, de ônibus. De carro, também demorava muito - uma hora e meia. Depois de muito estudo e troca de informações em fóruns virtuais, investiu R$ 1,3 mil em uma bicicleta dobrável e passou a ter outra rotina. Para chegar à agência, pedala um trajeto de 6 km em 15 minutos e passa outros 20 na barca que faz a travessia Rio-Niterói.
 
Como ele, outras 600 mil pessoas utilizam a bicicleta na Região Metropolitana do Rio de Janeiro como meio de transporte. Na capital, são cerca de 200 mil, de acordo com a organização não governamental Transporte Ativo, que monitora o uso da bicicleta. Só o serviço de aluguel de bicicletas lançado em outubro pela prefeitura - as laranjinhas -, bateu a marca de 500 mil viagens no fim de abril.
 
"Nos últimos dez anos, aumentou em 300% o uso da bicicleta como meio de transporte. Isso tem a ver com o conhecimento cada vez maior do benefício para a saúde, com o fato de o trânsito estar caótico e com as facilidades para quem anda de bicicleta", afirma José Lobo, presidente da ONG.
 
De ônibus. A cidade do Rio tem hoje 270 quilômetros de ciclovia, é a segunda maior malha da América Latina (perde para Bogotá, na Colômbia, que tem 350 km). A prefeitura vai ampliar para 300 km até o fim do ano. No ranking elaborado pela consultoria europeia Copenhagenize Consulting, é a 18.ª cidade mais amigável do mundo para ciclistas - deixa Viena e Nova York para trás.
 
Ainda assim, a bicicleta está longe de competir com outros transportes mais poluentes. Diariamente, 2,5 milhões de pessoas se locomovem em ônibus no Rio de Janeiro, 640 mil usam o metrô e 516 mil viajam de trem.
 
Em parte, porque não é fácil seguir o exemplo de Rossi. Ele não tem vestiário nem bicicletário na empresa. "Dobro a bicicleta e guardo em baixo da minha mesa. E o dinheiro que eu economizo no ônibus, pago uma academia. É lá que eu tomo banho antes de trabalhar."