segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RJ possui a maior malha de ciclovias do Brasil

17/01/2011 - Bunge Fundação


Pedalar é reconhecido como um dos exercícios mais saudáveis a agradáveis que existem. Silenciosa e independente de combustíveis, a bicicleta está entre as formas de transporte menos agressivas ao meio ambiente. Porém, adotá-la como meio de transporte primário ainda é uma tarefa complicada no Brasil.

O Rio de Janeiro (RJ) é a cidade brasileira com a maior malha de ciclovias, com 160 km de extensão – bem mais do que a segunda colocada, Sorocaba (SP), com 80 km. Porém, mesmo na cidade maravilhosa, as rotas não penetram nos bairros, possuem poucas interligações entre si e são mal integradas ao sistema de transporte público. Além disso, cerca de 250 mil pessoas que se deslocam de bicicleta estão na zona oeste do Rio, enquanto as ciclovias se encontram na zona sul.

Para mudar esta realidade, a prefeitura lançou o projeto “Rio Capital da Bicicleta”, que deve dobrar a malha até 2012 e concentrá-la onde ela se faz mais necessária. O projeto faz parte das metas da prefeitura da cidade para reduzir em 8% as emissões de gases de efeito estufa até o final do ano que vem.

Para saber mais sobre o projeto Rio Capital da Bicicleta, acesse:www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?article-id=756384

Para conhecer o mapa cicloviário oficial do Rio de Janeiro (atualizado em 2005), acesse: www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/arquivos/1616_ciclovias%20a4.JPG

Novo trecho da ciclofaixa inaugura no próximo domingo

17/01/2011 - Catraca Livre

No próximo domingo, dia 23 de janeiro, será inaugurado um novo trecho das ciclofaixa de lazer, um trecho de faixas reservadas aos ciclistas, que ligam os parques do Povo, na Vila Olímpia, das Bicicletas, em Moema e do Ibirapuera, na Vila Mariana. O novo percurso terá 20 quilômetros e vai ligar também o parque Vila Lobos, no Alto de Pinheiros.

divulgação
Ciclofaixa

A ideia da Ciclofaixa é muito simples. A faixa da direita das vias que compõe o percurso é pintada, sinalizada e separada das demais por cones. Atualmente a ciclofaixa funciona somente aos domingos das 7h às 14h e sua sinalização foi reforçada com placas e semáforos exclusivos para ciclistas.

SOS Bike

Outra novidade além do novo trecho de ciclofaixa é o SOS Bike, uma tenda de reparos instalada em frente ao Parque do Povo. Ali é possível resolver problemas dos mais simples aos mais complexos. Além deste centro de auxílio, um grupo de mecânicos se desloca constantemente pelo trecho durante seu funcionamento para socorrer ciclistas co problemas.